O projeto de investigação para intervenção museológica As culturas do trabalho no Barroso é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Montalegre/Ecomuseu de Barroso e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)/Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).

Este projeto teve como objetivo principal a produção de conteúdos sobre práticas e tecnologias tradicionais que contribuem para forjar a identidade coletiva do concelho de Montalegre.

Através da pesquisa etnográfica identificaram-se casos ilustrativos dos temas em análise, procurando-se dar conta quer de práticas consideradas mais tradicionais e locais, quer daquelas que revelam articulações mais globais.

O projeto traduz a intenção de produzir registos que contribuam para a preservação e a divulgação da memória coletiva do concelho e reflete, igualmente, o empenho do Município e, em particular do Ecomuseu de Barroso, para o desenvolvimento de estratégias de patrimonialização mais participativas.